quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMPORTAMENTO E CONDUTA

COMPORTAMENTO – UMA VISÃO PSICOLÓGICA Segundo Todorov (1989 apud GOSCH e VANDENBERGHE, 2004), O termo comportamento tem sido utilizado em Psicologia para designar as interações organismo-ambiente. Pode-se definir o comportamento como o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias. Podendo ser um grupo de atividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. O termo tem sua origem em 1908 com Henri Piéron na França e em 1913 com John B. Watson nos Estados Unidos associado a redefinição do objecto de estudo da psicologia, isto é, se ela estudaria apenas as ações observáveis do ser humano e dos animais ou também os sentimentos e pensamentos. A corrente da psicologia que se ocupou diretamente com o comportamento como um processo fisiológico foi o Behaviorismo ou Comportamentalismo. Outras correntes como a Cognitivista têm o seu objeto na absorção de informações e vêem novamente o comportamento separado das atividades internas do indivíduo. O comportamento é a exteriorização de atos interior. O comportamento humano, considerado a partir da ação dos componentes e constituintes psíquicos, é a conduta dos indivíduos, que se estende num imenso território de possibilidades e variações. Toda atitude e comportamento humano, sem diferenciar entre certo e errado, normal e anormal, tem sido instrumento de interesse e de análise desde os filósofos gregos, época em que tiveram início esses estudos. Na Análise do Comportamento, essa interação é de interdependência. Não faz sentido falar de comportamento sem mencionar as circunstâncias em que ele ocorre; como não tem sentido falar em circunstâncias sem a especificação do comportamento que circunstanciam. Segundo Todorov (1989 apud GOSCH e VANDENBERGHE, 2004), a partir dessa compreensão, a Análise do Comportamento utiliza a noção de contingência e de relação funcional para descrever as leis que regem as interações organismo-ambiente. Uma questão discutida por analistas do comportamento é o nível da interação organismo ambiente relevante para a análise. Na proposta original de Skinner, a uma ciência do comportamento cabe o estudo de relações do organismo como um todo, com eventos que lhe são externos. Há também questões relacionadas ao comportamento que são pertinentes como: o que pode ser chamado de estímulo antecedente? Como definir resposta? Todorov (1989 apud GOSCH E VANDENBERGHE, 2004). A Análise Aplicada do Comportamento caracteriza-se pela intervenção nas contingências do ambiente natural onde o problema ocorre. Essa intervenção pode ser direta, quando o analista tem controle sobre as contingências relevantes, como no caso de pacientes internados, ou indireto, por exemplo, através do treino de pais ou outros responsáveis que podem colaborar como mediadores do programa de intervenção. Essa modificação das contingências do cotidiano do cliente distingue a Análise Aplicada do Comportamento das abordagens psicoterápicas que se limitam basicamente ao que aconteça no consultório. Kohlenberg, Bolling, Kanter e Parker (2002 apud TOURINHO, 2003). Em relação aos diversos tipos de comportamento, existem os considerados normais e psicopatológicos. Certos comportamentos como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura. CONDUTA: uma visão geral A forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações, pode ser definida como conduta. De certa forma conduta é um termo usado como sinônimo de comportamento. Conceituando de uma maneira generalizada, conduta refere-se às ações das pessoas em relação ao seu contexto sócio-cultural. Pode-se dizer que a conduta é o conjunto de comportamentos observáveis numa pessoa. No campo da psicologia, o conceito se aplica relativamente a animais dotados de um sistema cognitivo suficientemente complexo. Nas ciências sociais, por outro lado, a conduta inclui aspectos genéticos, culturais, sociológicos e econômicos, para além dos aspectos psicológicos. É válido ressaltar que a conduta humana é considerada formal quando o comportamento do sujeito respeita uma série de regras valiosas numa sociedade ou comunidade. Para os países ocidentais, a conduta formal requer seriedade, pontualidade, determinação e precisão, por exemplo. Segundo autores relatam, as experiências psicológicas e as condutas sociais das pessoas estão relacionadas, de maneira recíproca, com os processos biológicos que permitiram avanços importantes no campo da Psicologia da saúde nos últimos vinte e cinco anos, estimulando inovações no seu delineamento e a implementação de programas de promoção para a saúde. A compreensão dessas condutas requer considerar que os jovens e a sociedade sempre viveram conflitos associados a condutas desviantes. Nestes episódios, freqüentemente curtos e passageiros, que tem lugar o despertar de uma consciência social e moral, ainda pouco organizada. Considerar que um jovem apresenta condutas anti-sociais e delitivas é fazer referência ao seu comportamento transgressor como uma tendência generalizada desta fase evolutiva à quebra de normas. Jéssica Etapechusck Vera Lúcia Agostini Acadêmicas do curso de Psicologia da FAMA (Faculdade da Amazônia) – Vilhena/RO Referências Bibliográficas TOURINHO, Emmanuel Z. A produção de Conhecimento em Psicologia: a análise do comportamento. Psicol. cienc. prof. v.23 n.2 Brasília jun. 2003. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000200006&script=sci_arttex>t GOSCH, Cristiane S.; VANDENBERGHE, Luc. Análise do comportamento e a relação terapeuta-criança no tratamento de um padrão desafiador-agressivo. Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.6 no.2 São Paulo dez. 2004. Disponível em: OFFORD, David R.; BORDIN, Isabel A.S. Transtorno da Conduta e Comportamento anti-social. Portal Educação – Cursos Online. Disponível em: FORMIGA, Nilton S. Condutas anti-sociais e delitivas e relações familiares em duas áreas urbanas na cidade de Palmas-TO. Aletheia n.22 Canoas dez. 2005. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942005000200006&script=sci_arttext> CASTRO, Elisa K. Psicologia pediátrica: a atenção à criança e ao adolescente com problemas de saúde. Psicol. cienc. prof. v.27 n.3 Brasília set. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932007000300003&script=sci_arttext

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